Beazley Designs of the Year para quem ama design e inovação

Em outubro, acontece a décima edição da consagrada Beazley Designs of the Year. Promovida pelo Design Museum, em Londres, a exibição reúne projetos de mais de 60 países em 6 categorias: Arquitetura, Digital, Fashion, Gráfico, Produto e Transporte, selecionados por críticos e acadêmicos do design. A partir do dia 18 de outubro, o público poderá visitar a exposição e votar nos favoritos. O júri, além do popular, também inclui uma comissão de experts da indústria – entre eles, David Rowan (editor da WIRED UK) e Marcus Engman (chefe do design da IKEA). O resultado será anunciado em janeiro de 2018.

Para quem não tiver com viagem marcada a Londres, dá uma olhada na seleção que fizemos abaixo (a lista completa dos indicados também está ali – vale muito conferir os projetos!):

Categoria: Arquitetura

Reúne alguns projetos de pequena escala que procuram causar um impacto positivo no mundo.

Destaque CCG: Port House – Localizada na Antuérpia, a construção renova uma abandonada estação de bombeiros (considerada patrimônio da cidade e, portanto, integrada ao novo projeto). O Port House foi construído de forma sustentável, reunindo mais de 500 funcionários que agora trabalham por lá. O projeto é de Zaha Hadid.

Lista completa aqui.

Foto: Wallpaper

Categoria: Digital

Um ampla gama que inclui projetos de realidade aumentada (a lista inclui Pokemon Go!), impressão 3D e até emojis.

Destaque CCG: Meet Graham – Quem não adora uma escultura humana interativa? O Graham foi criado para mostrar como um corpo humano deveria mudar para se tornar apto a sobreviver a uma batida de carro.

Lista completa aqui.

Categoria: Fashion

Os grandes temas dessa categoria, nesse ano, são diversidade e justiça social.

Destaque CCG: Pussyhat Project – Em março, milhares de mulheres tomaram as ruas no que ficou conhecido como a “Women’s March” nos EUA. O coletivo fez a força e transformou as ruas em rosa: chamadas de “Pusshyhats”, essas toucas de crochê se tornaram um símbolo de suporte e solidariedade para os direitos das mulheres e resistência política.

Lista completa aqui.

Categoria: Gráfico

Em tempos de instabilidade política, ativismo e protesto foram temas recorrentes nessa categoria.

Destaque CCG: bandeira da Nação dos Refugiados – Criada pela refugiada síria Yara Said para marcar a participação do primeiro time de refugiados nas Olimpíadas de 2016. A cor da bandeira é a mesma dos coletes salva-vidas, e o desenho representa o status de dispersão e não-pertencimento dos refugiados.

Lista completa aqui.

Categoria: Produto

Essa categoria inclui itens para a casa, produtos de beleza e criações que prometem revolucionar o cotidianos das pessoas.

Destaque CCG: Gita – A empresa por trás da Vespa, a scooter mais famosa do mundo, fez a sua estreia no transporte robótico. A Gita é uma ajudante pessoal de duas rodas que carrega objetos – enquanto rastreia o dono para não se perder.

Lista completa aqui.

Categoria: Transporte

Uma das categorias mais legais: ela explora a autocondução e energia eficiente e elétrica.

Destaque CCG: Seabubbles. O quão legal seria andar numa dessas? Um novo design para táxis aquáticos que emitem zero CO2, zero barulho e ainda permitem um auto-carregamento que “devolve” a energia e limpa a via fluvial.

Lista completa aqui.

Exibição Beazley Designs of the Year

Design Museum: 224-238 Kensington High St, Kensington, Londres

Ingresso: £10 (£7,50 para estudantes)

Aberto diariamente das 10h às 18h (última entrada para as exibições às 17h)

De 18 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *