Para não perder em Tallin: 6 lugares incríveis para quem ama economia criativa

De vikings a reis, de reis e rainhas germânicos a uma longeva dominação russa: não à toa, devido a essa mistura de raízes, hoje os estonianos são muito orgulhosos da sua nação. A capital Tallin foi construída por alemães no final da Idade Média, e, apesar de ter crescido bastante ao longo do tempo, as muralhas e torres do local continuam preservadas, sendo um dos melhores exemplos atuais de cidade medieval na Europa. De vikings a reis, de reis e rainhas germânicos a uma longeva dominação russa: não à toa, devido a essa mistura de raízes, hoje os estonianos são muito orgulhosos da sua nação. A capital Tallin foi construída por alemães no final da Idade Média, e, apesar de ter crescido bastante ao longo do tempo, as muralhas e torres do local continuam preservadas, sendo um dos melhores exemplos atuais de cidade medieval na Europa.

Hoje, a Estônia é composta por uma sociedade considerada “digital”, foi o primeiro país a implementar o voto online em 2005. Além disso, o wi-fi (gratuito!) cobre todas as áreas do país – até as não urbanas. Fun fact: os fundadores do Skype e do TransferWise são estonianos e contaram com os estímulos do governo, que investe muito em start ups e novos modelos de negócio.


Estonian Design House – Foto: Site oficial

A Estônia é praticamente 50% floresta, fato que orgulha os nativos. Além da madeira e da argila que vem de lá, os animais típicos – ursos, cervos, lobos e coelhos – também ajudam a compor a identidade estoniana. As belas paisagens contribuem, ainda, para um movimento pós-guerra a favor da natureza, das manufaturas nacionais, comidas orgânicas. É por causa disso que as lojas ao redor da Europa têm sido tomadas por produtos estonianos – de sabonetes a louças em cerâmica. A maioria das marcas preza por uma tendência reciclável, sustentável e natural.


Tallin Design House

Em junho, estivemos em Tallin e selecionamos o melhor da economia criativa estoniana.

Confere:

1. Telliskivi Creative City: local fundado em nossa homenagem (brincadeira). Como eles mesmos se definem, “uma casa para tudo que é novo”. Trata-se de um amplo complexo antigo com dez (!) prédios, que abriga, atualmente, 200 empresas que trabalham em co-working. O Creative City é aberto a visitantes e é bastante movimentado – principalmente à noite.

2. Masters’ Courtyard: outro complexo que acolhe lojas, espaços que promovem workshops – de pintura à carpintaria – e cafeterias. A arquitetura medieval promove uma atmosfera acolhedora. É meio escondido, e frequentado bem mais por locais.

3. Tallin Design House: entre aqui e muito provavelmente vá querer comprar a loja inteira – os preços não são tão convidativos, porém. A loja expõe acessórios, como bolsas e cachecóis, além de velas com cheiros bem diferentes e luminárias descoladas. O site deles é super completo e é possível ter uma boa noção do que o local oferece: www.tallinndesignhouse.com

4. Estonian Design House: lindo e iluminado, o lugar por si só já uma atração à parte. Os produtos expostos – são mais de 100 designers estonianos representados ali – têm uma pegada nórdica, mas prezam por materiais locais. Devido ao sucesso, lojas pop-ups já foram instaladas em locais como Finlândia, São Petersburgo e São Francisco.

5. Oma Asi: a tradução literal de “Oma Asi” é “Minha Coisa”. E é bem isso, a loja é repleta de “coisinhas” feitas à mão. Brincos, roupas de bebê, quadros com pinturas: as coisas têm uma tendência de feito-em-casa-pela-vó. São mais de 60 designers locais representados; entre eles, Ulla Saar (ilustrador e designer gráfico) e Triinu Tiisel (designer de jóias).

6. TALI: o local se define como a mais espaçosa loja de design na Estônia. Aqui são encontrados muitos produtos para casa (não se apaixone pelas cadeiras de madeira pois você não vai poder carregar para o Brasil), além de roupas feitas de couro e veludo.


Telliskivi Creative City – Foto: Visit Estonia
Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *