5 lugares para ver o melhor do design em Copenhague

Que a Dinamarca é a terra do design todo mundo já sabe, certo? Então fizemos um roteiro com cinco dos melhores locais para ver um pouco do que é o design dinamarquês, do início do século XX aos dias de hoje. Não à toa, quatro desses locais são lojas: bom design não envelhece, e por isso boa parte dos clássicos móveis do Danish Modern – termo que identifica o design modernista na Dinamarca – segue em produção. Assim, ao visitar Copenhague, procure por alguns desses locais. Afinal, é impossível separar a história do país do design.

Fredericia

Fundada em 1911, a Fredericia é uma fabricante de móveis sediada na cidade homônima, na parte continental da Dinamarca. Com uma relação bastante próxima com seus designers, é responsável por fabricar alguns dos clássicos de Børge Mogensen e Hans J. Wegner. Atualmente conta com renomados designers de outros países em seu portfolio, como Jasper Morrison e Geckeler Michels. O showroom em Copenhague fica escondido, mas vale a visita; a exposição da linha ocupa o último andar de um discreto prédio comercial.

 

Carl Hansen & Søn

Outro lugar pra ver – e comprar, quem sabe? – clássicos móveis dinamarqueses é a loja da Carl Hansen & Søn, que fabrica desde 1908. Os principais projetos de Hans J. Wegner, Kaare Klint e outros nomes do Danish Modern estão à venda em uma infinita gama de opções de acabamento e cores. Não deixe de pedir um catálogo na loja, que conta a história de cada peça da linha.

 

HAY House

A maior loja da HAY, marca de móveis e objetos de design contemporâneo sediada em Copenhague é um lugar pra se gastar um bom tempo. Num enorme apartamento de segundo e terceiro andar no centro da cidade, há várias salas expondo todos os produtos do catálogo, que passam por pequenos enfeites e utilitários, tapetes, poltronas e armários. Para os viajantes, o mini market é uma perdição: dezenas de pequenos objetos de escritório a preços acessíveis e tamanhos que certamente vão caber na mala.

 

Normann Copenhagen

Num pavilhão de 1700m² em Østerbro, a Normann é uma das lojas de lifestyle mais inspiradoras da Dinamarca. Móveis e objetos da marca dividem espaço com instalações artísticas, roupas de estilistas locais, livros e discos. 

 

Designmuseum Denmark


Por último mas não menos importante – pelo contrário! -: não há lugar melhor pra entender do que estamos falando quando falamos de design dinamarquês que este museu. O fato de ter sido fundado em 1890 já nos diz muito sobre a importância do design para a Dinamarca. O acervo inclui antigas peças de mobiliário dinamarquês, os clássicos do modernismo e itens contemporâneos que seguem fazendo da Escandinávia uma região líder na área do design. Há também mostras sobre moda e design de outros locais. Dica: no verão, é possível aproveitar o jardim do museu e as delícias do café, que por si só já vale uma parada.

 

Pra ficar mais fácil, tem tudo aqui nesse mapa. 😉

 

Patrocínio

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *