Para doar e receber: uma loja sem dinheiro em Paris

Uma loja baseada em três valores: ambiental, social e cidadão. Essa é a “Boutique sans argent” (ou “Boutique sem dinheiro”, em tradução livre), aberta no final de 2013 em Paris.

Sem fins lucrativos, ela funciona assim: é só chegar e depositar aquelas coisas outrora esquecidas no fundo de um baú ou de uma gaveta em casa. Ao mesmo tempo, dá para buscar objetos deixados por outras pessoas, mas que podem ter uso para você.

Ou seja, é tudo na base da doação, sem contrapartida financeira.

O projeto nasceu a partir de uma ideia de melhor utilizar bens materiais, permitindo que objetos fossem reutilizados, fomentando um consumo mais sensível e responsável. A Boutique se inspirou no conceito de give-aways shops estadunidenses no fim dos anos 60, que se expandiu para Europa (se popularizando na Alemanha, principalmente). O grupo Diggers, expoente da contra-cultura anarquista norte-americana, abriu “lojas livres” naquele período, distribuindo remédios, comidas e promovendo espetáculos gratuitos de música e teatro. 


É claro que o modo como a Boutique Sans Argent opera, hoje, é muito diferente. Mas a ideia central é a mesma: manter viva a promoção de centros sociais e aumentar a consciência do consumidor.

Boutique sans argent

Endereço: 2 Rue Edouard Robert – Paris
Horários de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 18h; sábado, das 14h às 17h30
Twitter: @boutiquesansarg

 

Por Creative City Guide

1 Comentário
  1. Chesller disse:

    Eu simplesmente amei isso aqui, que site lindo <3 vou ler todo dia, já está salvo nos meus favoritos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *