Tem coworking para todos os gostos em Berlim

O termo coworking foi cunhado em 2005, quando o primeiro espaço do tipo abriu as portas em São Francisco, nos Estados Unidos. Desde então, estes espaços têm se espalhado por todo o mundo e estima-se que o número de estabelecimentos dobre a cada ano, impulsionado pelas tendências de compartilhamento, cloud computing e startups. Em uma cidade como Berlim o cenário não poderia ser diferente: existem mais de cem lugares para se trabalhar em conjunto, além de inúmeros cafés e bares “work-friendly”.

Em meio a tanta diversidade, é possível escolher o espaço que melhor se adapta ao seu estilo de trabalhar ou à atividade que você exerce – há espaços pensados para atender designers, estilistas ou até mesmo bloggers. Anualmente, cerca de 44 mil empresas são fundadas em Berlim, e compartilhar o espaço de trabalho pode ser uma alternativa vantajosa não só pelos valores (muito inferiores ao que se gasta alugando um escritório independente), mas também pelas oportunidades que surgem do convívio com outros profissionais, que podem se tornar parceiros ou clientes.

Confira aqui algumas opções que Berlim oferece:

Betahaus 

Inaugurado em 2009, o Betahaus fica no coração de Kreuzberg, o bairro mais efervescente de Berlim. Projetado para atender pessoas da área criativa, hoje tem filiais em mais três cidades (Hamburgo, Barcelona e Sófia, a capital da Bulgária) e conta com mais de 500 membros associados. Oferece salas de reunião, auditório, marcenaria e, claro, um café – tudo isso distribuído em um prédio de cinco andares.

Endereço:

Prinzessinnenstrasse 19-20
10969 Berlin

Fablab Berlin

Fablab é um estúdio de fabricação digital onde você pode aprender a usar ferramentas como impressoras 3D, máquinas de usinagem CNC, cortadores a laser e softwares para fazer o que você quiser. É também um cowork para designers profissionais e estudantes, artistas e makers. Não-membros podem conferir o espaço toda sexta-feira, a partir das 17h30.

Endereço:

Prenzlauer Allee 242
10405 Berlin     

Agora

O Agora é um centro experimental de práticas contemporâneas. Fundado em 2011, conta com dois espaços na capital alemã pra formar uma comunidade multidisciplinar dedicada à reflexão sobre os modelos atuais de produção cultural, social e econômica. Entre os projetos desenvolvidos lá encontram-se iniciativas focadas em artes e sustentabilidade. Sob essa atmosfera, profissionais de diversas áreas encontram espaço para trabalhar, com planos diários ou mensais bastante flexíveis.

Endereço:

Agora Mittelweg

MittelwegStr. 50
12053 Berlin

Agora Rollberg

Am Sudhaus 2
12053 Berlin

Blogfabrik

Num pavilhão industrial de 555m², o espaço do Blogfabrik se divide em trinta bancadas, sala de reuniões, cozinha e estúdio fotográfico para proporcionar um ambiente perfeito para a geração de conteúdo digital. Lá também acontecem eventos abertos ao público para discutir e compartilhar ideias sobre o presente e futuro do jornalismo e as novas formas de compartilhar informações no mundo digital. Além disso, a equipe do Blogfabrik produz a DailyBread Mag, uma revista digital que é fruto da união de quem utiliza o espaço: http://dailybreadmag.de/

Endereço:

Oranienstraße 185
10999 Berlin

 

Por Arthur Lang

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *